top of page

Evento em formato remoto

VII Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional - SNPTO

Sobre o evento

Desde 2009, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional (RENETO) tem organizado edições do Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional (SNPTO) com o objetivo de discutir e caracterizar os desafios colocados para a produção de conhecimento em Terapia Ocupacional no cenário brasileiro e situar o desenvolvimento da pós-graduação, em seu sentido estrito, como parte dos esforços para a realização de pesquisa na área.

​

A primeira pós-graduação stricto sensu em Terapia Ocupacional no Brasil foi implementada em 2010 pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e, somente nos anos de 2019 e 2020, a área ampliou-se para três programas de pós-graduação, sendo um na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o outro na Universidade de São Paulo (USP), respectivamente. Se por um lado a área tem demonstrado um recrudescimento na pesquisa e formação especializada a partir da ampliação dos programas, por outra perspectiva, evidencia-se a importância de um contínuo investimento e fortalecimento dessas iniciativas.

​

Esta edição do VII Seminário Nacional de  Pesquisa em Terapia Ocupacional com o tema central “Desafios e perspectivas do ensino de pós-graduação e da pesquisa em Terapia Ocupacional no Brasil”, foi organizada em parceria da RENETO com o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação da UFMG. 

 

O evento pretende fomentar o diálogo entre as ações vinculadas ao ensino e a pesquisa em Terapia Ocupacional, tendo como objetivo principal congregar pesquisadores, docentes, profissionais e estudantes de pós-graduação e da graduação para debater e refletir propostas relacionadas à formação na pós-graduação, à condução de pesquisas e produção científica em  Terapia  Ocupacional e aos  obstáculos  enfrentados  para  sua  realização nos diversos estados do país.

​

Também se caracteriza como oportunidade de formação continuada em pós-graduação para a Terapia Ocupacional. Contribui para uma reflexão crítica sobre as atividades de pesquisa que vem sendo desenvolvidas, estimula e fortalece ações empregadas para a consolidação do conhecimento e pondera sobre a demanda reprimida de formação da área no cenário nacional.

​

Neste contexto, o SNPTO é uma oportunidade para compreender as trajetórias da pesquisa em Terapia Ocupacional, fortalecer a produção técnico-científica da profissão e dialogar sobre a infraestrutura para pesquisa no Brasil. Sua promoção torna possível novas parcerias internacionais e fortalece as cooperações já existentes para produção de conhecimento técnico-científico. Ainda, é uma estratégia para estimular ações e produções que dialoguem com a sociedade, aproximando-a dos programas de pós-graduação e dos temas técnico-científicos relacionados às pesquisas realizadas em Terapia Ocupacional. Desta maneira, desempenha grande papel ao disseminar conhecimento e ciência ao público nacional e internacional, resultado das pesquisas desenvolvidas nos cursos e programas.

Entre em contato

bottom of page